sábado, 3 de setembro de 2011

A leitura em casa. Ler para as crianças.


A comunidade leitora que pretendemos que as crianças participem não está só na escola. Ler não é algo que faz parte apenas desse universo. Lemos para nos divertir e nos emocionar entre outras coisas. Porém, observamos que, à medida que as crianças vão crescendo, é comum que os pais deixem de compartilhar esses momentos com seus filhos, afinal, agora eles já podem ler sozinhos. Aquelas deliciosas leituras ao final do dia, muitas vezes, deixam de existir apostando em uma “leitura autônoma” por parte das crianças.

Não podemos esquecer que o gosto pela leitura não se dá somente pela fluência leitora, mas também pelas conversas compartilhadas sobre o livro lido. Além disso, o valor que esses momentos têm para as crianças parece deixar de existir quando elas vão crescendo e a leitura passa a ser algo só da escola e não de um momento agradável com a família.

Assim como discutimos filmes, shows, exposições e programas de televisão, os livros sugerem novas descobertas e novos olhares a partir de diversos pontos de vista, que contribuem para a formação de um leitor literário.

Os temas de interesse mudam, o entendimento de mundo se modifica, os olhares são acompanhados de argumentos vinculados ao que já foi construído ao longo de seu percurso leitor e suas experiências individuais, mas os leitores grandes e pequenos ainda esperam o bom e velho aconchego das pessoas reunidas, dos parceiros de leitura.

Por Andréa Tambelli e Viviane Rei

Um comentário: